Como podemos ajudar?

Quando vou receber os meus dados de acesso via FTP?

É mais ou menos isto que lemos em muitos dos nossos e-mails diariamente. Infelizmente, a resposta é: não é possível acessar o Jimdo via FTP. Entretanto, explicaremos aqui por que este tipo de acesso não é necessário no nosso sistema e quais as possibilidades que você tem para pôr dados no seu site Jimdo.

 

O CMS do Jimdo

CMS é a abreviação de "Content Management System" (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), ou seja, é um sistema que administra conteúdos para o usuário. No Jimdo você não precisa se preocupar com o local onde os dados serão carregados. Simplesmente faça o upload dos seus conteúdos onde você quiser que eles apareceram no seu site. O resultado poderá ser visto imediatamente.

Gerenciamento de dados no Jimdo

 

O CMS do Jimdo é totalmente baseado num sistema de módulos, ou seja, enquanto você edita o seu site, você decide qual mídia - seja ela texto, imagem ou vídeo - você quer inserir. De acordo com esta escolha, o nosso CMS salva os dados internamente no servidor. (Por exemplo, imagens são levadas para uma pasta chamada cc-images/)

 

Para seções especiais, como "layout próprio", criamos uma área de gerenciamento de dados onde você pode guardar, por exemplo, somente arquivos necessários para o design do seu site Jimdo.

Como posso fazer o upload do meu site já existente no Jimdo?

Não é possível fazer o upload de um site criado com programas externos, como, por exemplo, o Frontpage, no Jimdo. Por não serem compatíveis com o nosso CMS, os conteúdos (imagens, textos etc.) não podem ser editados. Entretanto, os elementos em si, como imagens e textos, podem ser inseridos no seu site através das funções específicas do Jimdo.

Disponibilização de arquivos para download

 

É sempre bom disponibilizar arquivos para download aos visitantes do seu site. Para isto há uma função específica no Jimdo, o módulo de download de arquivos. Usuários JimdoBusiness e JimdoPro podem fazer o upload de arquivos de até 100 MB (por arquivo) e usuários JimdoFree podem carregar arquivos de até 5 MB (por arquivo).

 

Posso fazer o upload de arquivos PHP?

Por motivos de segurança não é possível executar arquivos "próprios" em PHP, ASP ou PERL, já que não oferecemos hospedagem de sites (web hosting) propriamente dita.

Cópias de segurança & backups

Para não correr o risco de perder dados no caso de falha no servidor do Jimdo, fazemos um backup de todos os sites Jimdo todos os dias, além de guardá-los num servidor separado. Assim, no caso de uma pane, poderemos recuperar todos os sites Jimdo.

 

No entanto, este backup somente funciona num âmbito maior: caso você exclua algum conteúdo do seu site Jimdo por engano e queira recuperá-lo, não será possível fazê-lo com a nossa cópia de segurança.

 

Para salvar os seus conteúdos offline, podemos recomendar-lhe o programa grátis HTTrack, que você pode baixar aqui. Você não poderá fazer o upload do backup de volta ao seu site Jimdo no formato em que ele foi salvo, mas terá uma cópia exata do seu site Jimdo do momento em que foi salvo. Baseado nesta cópia, você poderá reconstruir o seu site.

 

Porém, atenção: não é possível salvar conteúdos dinâmicos como galerias de imagens flash ou vídeos.